Solenidade da Nossa Senhora do Carmo

Paróquia do Carmo, Câmara de Lobos, 19 de Julho de 2009

 

Solenidade da Nossa Senhora do Carmo

 

A véspera da Festa de Nossa Senhora, eu não pude participar, por situação pessoal e familiar.

Reservei a minha participação para a Solenidade da Festa.

O meu muito obrigado, aos meus irmãos em Jesus Cristo, à irmã Luzia e ao irmão Manuel, por se unir a Nossa festa à Nossa padroeira, "Nossa Senhora do Carmo", que é a Mãe de todos nós! A Virgem do Monte Carmelo! E principalmente ao meu esposo Michael, que embora estivesse inseguro de passar aquelas horas só com a bebe, lá aceitou. Mas Deus é muito meu amigo, embora a minha mãe disse-me que iria vir a festa da Padroeira, ela não teve coragem de abandonar a família, e todos é que cuidaram da pequenina Maria.

Nossa Senhora tem muitos títulos, mas o mais importante é que está sempre presente, quando a invocamos. Ela acompanha e protege todos os seus filhos.

Esta celebração foi muito bela. Foi presidida pelo Pe. Bonifácio, nosso pároco e o Sr. Pe. Cónego Fiel.

O comentário ao Evangelho, foi do Sr. Pe. cónego Fiel, as leituras, foram sobre Elias, que está orar incessantemente a Deus para que lhe envie chuva. A sétima vez um servo disse que viu uma nuvem do tamanho da palma da mão.

A palma da mão é tão pequena para ver de lá de cima, bem longe no céu.

A palma da mão fechada é do tamanho do nosso coração, mas a mão não deve estar fechada, deve ser aberta para ajudar, para trabalhar e para abençoar.

Aquela nuvem fechada era a Virgem com Jesus ao colo para abençoar o Monte Carmelo com abundantes graças.

Eram chuvas de bênção.

Todos nós temos de ter ajuda dos outros para subir o monte da Salvação. Não podemos ser egoístas de querermos tudo só para nós.

Como aquelas chapas de automóveis que colocamos no tablier do carro, em que tem a foto da esposa e dos filhos, com a menção "pensa em nós antes de acelerar". Assim devemos proceder com o uso dos bentinhos/escapúlario ou de outro qualquer símbolo sagrado. Se não queremos que nada de mal nos aconteça, devemos antes pensar que não devemos pecar pois levamos nossa Senhora connosco.

Tal como Maria, que logo que soube que sua prima esperava S. João e pôs-se apressadamente a caminho para a montanha todos nós também devemos levar Jesus a todos. Mas só podemos levá-lo aos outros se primeiro O Tivermos. Há que primeiro aprender, saber escutar e meditar, para depois se por a caminho. Tal como Maria e Isabel se alegraram com Jesus, também nós devemos alegrar em O levar a todos.

Havia um homem que na sua vida fora sempre muito egoísta, só pensava em si, nem pensava nos filhos, nem na sua mulher. Um dia ao morrer, Deus ao fazer contas no livro da vida viu que ele era muito só, muito egoísta, mas no fundo ele era um pouco bondoso, de vez em quando dava esmola a uns pobres, ele já estava no suplício, então Deus deu-lhe uma oportunidade, mas só pediu-lhe uma coisa…não penses só em ti, olha a tua volta e ajuda a quem precisar.

Ele subiu pela escada de corda que Deus lhe deu e foi subindo, subindo, era uma subida muito difícil, mas foi subindo…quando chegou ao pé da porta do Céu, olhou para trás e viu que através delas estavam subindo centenas de pessoas. Estas também queriam uma oportunidade, então ele ralhou-lhes e disse que esta corda era apenas para ele.   Nisto a corda arrebentou e todos caíram e ele também.

Maria é o exemplo que devemos imitar. Ela deixou todos os seus projectos, para acolher a vontade de Deus, Ela  é a nossa subida para o Monte, para a nossa salvação, que é Jesus Cristo, que as nossas mãos sejam como as de Maria para abençoar e proteger o seu povo. Não apenas uma mão fechada, como o nosso coração, que é também preciso para viver. Sem ele não podemos viver. Mas de mãos abertas em súplica e também de bênções para todos.

Não só o sacerdote abençoa, mas que todos nós sejamos bênções uns para os outros.

Todos somos chamados a viver como irmãos à volta do altar da vida, de fonte de água viva que é Jesus Cristo, pelas mãos da Virgem Maria.

No Curral das Freiras, um Senhor Adão, aquando a missa de Natal, quando eu falava que devemos levar Deus para a nossa vida o homem foi sempre entrando, sempre mais para perto de mim, eu continuava a fazer a minha homília, e ele entrava sempre e deixou um menino Jesus no altar e até hoje lá se encontra, pois é de facto um exemplo, antes de dizer, leva Jesus para a tua vida do dia-a-dia, primeiro temos de ser nós a tê-lo connosco, para então depois O podermos levar.

Um dia nunca me esqueço, no início nos meus 20 e poucos anos, no primeiro ano no Curral das Freiras, eu dizia "oh Senhora do Livramento eu não vou aguentar isto por muito tempo.

Então um dia ao subir, subir aquelas ruas estreitas e escuras do Curral, dentro do túnel de cima, ao seguir atrás do autocarro, tivemos de fazer marcha atrás, mas estava muito escuro, então disse:"Oh Senhora do Livramento", eu tenho medo, não sei que fazer?

Mas não sei, senti uma força como se ela é que me ajudaria naquele momento, é porque qualquer erro poderia cair por ravinas muito grande.

A partir desse momento, nunca mais tive medo. Senti forças para seguir a partir desse momento, nem rochas, nem chuvadas, passaram a assustar. Pois confio na protecção de Senhora do Livramento.

As minhas queridas coordenadoras da minha paróquia, participaram na procissão, na medida do possível.

É tão bom, poder louvar vos Senhora e minha Mãe. Certa que a nossa oração chegará ao Vosso divino Filho, intercessor de Deus Pai. Que assim seja Ámen.

 

Em Jesus e Maria,

 

Maria Clarisse Freitas

Sobre Maria Clarisse Freitas

Amo a Vida e Toda a Criatura. Adoro ver o nascer e o Pôr do Sol, gosto muito da chuva cair, quando estou na cama quentinha, uma noite estrelada. Adoro a melodia feliz do Coração, de toda a sua essência de Amor e Paz. Sou feliz, porque Tu estás comigo! Todos São Teu Rosto oh Senhor, Jesus Cristo! Gosto de cantar, de louvar e bendizer a Deus, Jesus e Maria. Levo a Virgem Maria(oratório do Imaculado Coração de Maria), a todos os povos, nas celebrações eucarísticas e procissões. Também convido-os, a todos a abrir as suas portas de casa, para receber Maria, nossa Mãe, recebendo-A por um dia em sua casa.
Esta entrada foi publicada em Celebrações. ligação permanente.

Deixe um comentário